segunda-feira, 5 de abril de 2010


Curiosidades sobre a língua inglesa
Há mais de 500 anos atrás não se falava inglês na América do Norte. Os índios americanos tinham seu próprio idioma, assim como os Inuit (Esquimós), os Aleuts no Canadá, os Aborígines na Austrália e os Maoris na Nova Zelândia.
Os Ingleses chegaram e estabeleceram suas colônias, depois outros povos vieram com seus costumes, seus idiomas e suas culturas. Os EUA têm a maior mistura de culturas do mundo, "Melting Pot", uma conhecida expressão americana. No início da colonização eram os ingleses, irlandeses, franceses, alemães e escandinavos. Depois vieram os italianos, Judeus, Chineses, Japoneses e Russos.
Os motivos que trouxeram os imigrantes à América do Norte foram, difícil condição econômica em seus países de origem, a corrida do ouro e mais tarde, a perseguição religiosa, como é o caso dos Judeus que deixaram a Rússia e outros países entre 1880 e 1910. E os mais recentes cidadãos americanos são os de língua espanhola, vindos do México, outros países da América Central e do Sul.
A língua Inglesa atual resulta de uma grande mistura destes e outros povos. Veja, por exemplo de onde vem algumas das palavras abaixo:
Exit, Circus, Video - LATIM

Psychology, Telephone, Cinema - GREGO

Biscuit, Garage, Restaurant - FRANCÊS

Piano, Concerto, Spaghetti - ITALIANO

Hamburger, Kindergarten - ALEMÃO

Guitar, Tango, Banana - ESPANHOL

Tomato, Potato, Tabacco -LÍNGUA NATIVA AMERICANA

Curry, Bungalow, Pyjamas - INDIANO